Sim, barba está na moda e dá um ar de imponência. Mas para ter uma barba top, é preciso manter os cuidados em dia. Caso contrário, é melhor ficar sem barba mesmo.

E o bom disso é que hoje em dia você tem uma série de bons produtos para te ajudar nessa tarefa, coisa praticamente inexistente há 10 anos.

Hoje vamos falar das vantagens do óleo para barba. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse produto é indicado não só para quem tem barba longa, mas também para quem está começando a deixar a barba crescer.

foto: Photo by feliperizo.co | heart made on Unsplash

1- Barba selada
O óleo é fundamental para manter a hidratação dos pelos da barba e da pele. Mas você provavelmente deve estar se perguntando então:  A pergunta é: Se a água é essencial para a hidratação da pele e do fio, como o óleo pode contribuir?

A explicação é simples. A água realmente hidrata o pelo e quando passamos o óleo no fio, ele sela a sua cutícula impedindo que a água saia, mantendo assim os fios hidratados e impedindo o ressecamento da pele. Além disso, o óleo conta com compostos orgânicos que potencializam essa hidratação externa dos fios.

foto: Renata Fraga/Unsplash

2 – Livre de bactérias e fungos
Barba com caspa, fungos e bactérias… É isso que você pode cultivar se não cuidar da barba. Como tem função seladora (sela a cutícula), ele também protege contra fungos e bactérias trazidos pelo ar.

3 – Barba cheia
Muitos óleos para barba contam em sua composição com substâncias naturais que estimulam o crescimento do fio. Entre esses compostos estão o argan e o óleo de jojoba

Veja opções de óleos para barba a partir de R$ 19,90

4 – Fios fortes
Você já deve ter ouvido falar em outros produtos que ajudam a barba crescer, certo? Pois é, de fato funciona para muita gente, no entanto é necessário usar de forma combinada com shampoo e óleo para barba. Se usar apenas o tônico para crescimento, os fios da sua barba vão crescer quebradiços, fracos e com pontas duplas. O óleo conta com compostos que ajudam o crescimento e a saúde andarem juntos.

Por isso, uma ótima dica é optar por óleos naturais. Eles são um pouco mais caros, mas o investimento vale a pena, pois vai agregar muito mais saúde à sua barba

foto: Nicolas Lobos/Unsplash

5 – No lugar e sem coceira
Esse é um dos motivos mais importantes para quem tem barba grande. O óleo ajuda a domar os pelos, ou seja, ter um aspecto melhor, mais disciplinado. Se você começar a usar você vai ver quanta diferença faz para o visual. É nítido e fácil diferenciar uma barba com e sem óleo.

Para quem tem barba em crescimento, o óleo vai ser seu grande amigo para evitar aquelas coceiras. O óleo reduz o ressecamento e automaticamente minimiza aquela coceira desagradável que tanto incomoda quando a barba está crescendo.

Dica extra
A fragrância também diz muito. Sua namorada, esposa ou companheira vão agradecer. Geralmente, as fragrâncias são suaves e não tiram o cheiro do seu perfume principal, ou seja, é algo sutil, mas que elas gostam muito.

As melhores escolhas

Mas e aí, qual óleo usar? Existem inúmeros, mas vamos falar aqui apenas daqueles que temos a certeza que cumprem esses 5 quesitos que citamos. Entre os produtos importados, as principais opções são os óleos da linha premium da Suavecito, Lockhart`s, Shea Moisture e Clubman. Já na linha nacional, as marcas mais indicadas são Cia. da Barba e Sobrebarba

Óleo para barba Suavecito

Suavecito
A Suavecito é uma marca californiana consagrada por sua qualidade. Além de serem produzidos com óleos naturais, eles possuem diversas fragrâncias, como Eucalipto, lavanda, wiskey

A Suavecito é uma marca californiana consagrada por sua qualidade. Além de serem produzidos com óleos naturais, eles possuem diversas fragrâncias, como Eucalipto, lavanda, wiskey

Óleo para barba Shea Moisture

Shea Moisture
A Shea Moisture é consagrada em produtos naturais e orgânicos. Ele também tem um dos melhores custos/benefícios. Isso porque a embalagem vem com 95ml, quase três vezes mais volume do que a maioria dos outros óleos, que geralmente são vendidos em embalagens de 30 ml. Além disso, o óleo da Shea Moisture é infundido com manteiga de karité e vitaminas A, E e F, que turbinam ainda mais as funcionalidades do óleo.

Óleo para barba Clubman

Clubman
O Óleo da Clubman também é um dos melhores. Além de ser uma marca que já está desde 1810 no mercado, a Clubman também é criteriosa na escolha de seus compostos. O óleo para barba é natural e conta ainda com uma combinação de Macadamia, Moringa e óleo de Kukuim, que ajudam a revigorar a pele e pelos faciais para mantê-lo com bom aspecto e sensação suave.

Óleo para barba Lockhart`s

Lockhart`s
A Lockhart`s é uma empresa familiar. Tudo é feito em pequena escala e eles fazem questão de seguir assim para manter qualidade. O óleo da marca também conta com substâncias naturais como óleo de semente de uva, óleo de damasco, óleo de farelo de arroz, óleo de coco, óleo de jojoba, óleo de abacate, óleo de mirra e óleo essencial de toranja, que juntos ajudam a hidratar e fortalecer a barba.

Óleo para barba Sobrebarba

Sobrebarba
A marca também é daquelas que faz questão de selecionar com sabedoria os ingrediente, incluindo apenas produtos de primeiro. o óleo para barba da Sobrebarba conta com Óleo de Jojoba (devolve o brilho e regula o excesso de oleosidade da pele); Óleo de Castanha do Brasil (protege, nutre e deixa a barba mais macia); Óleo de Semente de Uva (ação adstringente que dá uma sensação de limpeza e fios soltos) e Óleo de Argan (rico em vitamina E, com propriedades antioxidantes naturais, ele restaura e hidrata)

Óleo para barba Cia. da Barba

Cia. da Barba
O Óleo de Barba CIA. DA BARBA é composto por um blend de 5 óleos 100% vegetais prensados a frio: Amêndoas, Monoi do Tahiti (coco + monoi), Argan, Jojoba e Macadâmia. Sem silicone e rico em Vitamina E, tem função antioxidante e forte ação protetora contra os raios UV, poluição e outros agentes. Amacia, facilita o pentear e repara, ajudando a barba a crescer forte e saudável!

Outras marcas
Outras marcas que também valem a pena conferir são a Cantu ( importada e 100% orgânico), Viking Revolution (importado e também 100% orgânico) Saint James (nacional) e Barba Rubra (nacional)