Pomada de fixação forte ou moderada? A base d`água ou de óleo. Efeito seco/matte ou molhado? Hoje em dia existe uma infinidade de pomadas, ceras e pastas modeladoras. São produtos que caíram no gosto dos homens pois dão aquela força na hora de colocar o penteado no lugar.

Ao contrário do gel, que deixa o cabelo com aspecto duro e artificial, as pomadas modeladoras  ajudam a estruturar o penteado com aspecto natural e de uma forma muito mais prática.

Penteado que necessita de fixação forte e pomada com efeito molhado

Como são muitas opções, com formulações e texturas diferentes, também há muitas dúvidas na hora de escolher a pomada ideal para cada tipo de cabelo e ocasião.

Para facilitar sua escolha, vamos explicar quais são as principais características desses produtos para ajudá-lo a identificar o melhor tipo para o seu cabelo.

Vamos dividir em quatro categorias: composição (base d’água ou a óleo), finalização (efeito molhado ou matte), grau de fixação e tipo.

A base d`água ou de óleo?

As pomadas à base de óleo geralmente possuem cera de abelha em sua composição e são indicadas para quem tem cabelo grosso, cacheado, crespos ou seco. O óleo que contém na fórmula geralmente é natural e tem o objetivo de “lacrar” os fios, ou seja, impedir que os fios fiquem desidratados. Como óleo e água não se misturam, esse óleo da pomada impede que que a umidade dos fios evapore, deixando assim os fios mais hidratados ao longo do dia.

A Lockhart`s, marca com sede em Michigan, nos EUA, conta com algumas pomadas a base de óleo ótimas. Entre elas estão a Goon Grease

para quem tem cabelos oleosos, ralos e finos, as pomadas a base d`água são as mais indicadas. Como ela não conta com esse bloqueio que ˜lacra” a hidratação, elas ajudam a equilibrar a oleosidade do cabelo. Além disso, por causa de sua textura, esse tipo de pomada oferece mais volume aos fios. Outra vantagem é que pelo fato de não conter óleo, a lavagem é mais simples. Fica mais fácil remover o modelador.

A Suavecito, marca da Califórnia, é famosa no mundo inteiro e é uma das pomadas a base d`água com os melhores resultados. A marca conta com a versão hold/tradicional, que tem uma fixação média e a Firme Hold, que é mais forte

Efeito molhado ou matte?

Neste quesito, entra uma questão de gosto pessoal. As pomadas de efeito matte são ótimas para o uso diário e garantem um penteado estruturado e duradouro. Elas permitem fazer penteados mais naturais.

Agora, se você é mais ousado, gosta de penteados mais chamativos, as pomadas de efeito molhado são as mais indicadas. Muitas pessoas costumam ter a duas. Para o dia a dia usam a matte e para ocasiões especiais, optam pela efeito molhada.

Neste penteado, a pomada utilizada tem finalização matte e tem fixação média, o que dá uma certa maleabilidade ao cabelo

Agora aqui vai uma dica. Efeito matte e efeito molhado são os extremos. Existem pomadas que possuem finalizações intermediárias, ou seja, brilho médio. Muitas delas apresentam uma escala no rótulo, indicando o grau de brilho.

Neste ponto, também temos de colocar um aspecto muito importante. Se seu cabelo é seco por natureza, não é indicado usar uma pomada extra-matte, ou seja, muito seca. Como dissemos, existem pomadas que oferecem um pouco de brilho.

Já se seu cabelo é oleoso, é mais indicado uma pomada matte.

As duas marcas que citamos acima, a Lockhart`s e a Suavecito também possuem ótimas versões e efeito matte e também de efeito molhado. Outras duas marcas importadas que também são recomendadas são a Reuzel (Holanda) e a Uppercup (Austrália). Entre as nacionais, uma ótima pedida é a pomada da marca Barbearia Clube, que conta com as versões matte e efeito molhado.

Sim, assim como o grau de brilho, também existe o grau de fixação. Se você tem cabelos com fios mais longos, opte por pomadas mais forte. Agora, se seu cabelo é mais curto, pomadas de fixação light ou média já cumprem bem o seu papel.

Fixação média, forte ou extra-forte

Outro ponto que deve ser considerado é a ocasião. Se você for para uma balada ou casamento, por exemplo, certamente você vai dançar e ficar suado. Para seu penteado não sumir, é melhor ter uma pomada extra-forte.

O grande problema das extra-fortes é que você precisa saber fazer o penteado para não ficar com ar de artificial. Como as pomadas de fixação média são menos rígidas, elas são mais fáceis de ser aplicadas e ficam com aspecto mais natural.

Pomadas, cremes, ceras ou pasta?

Agora vamos falar da consistência de cada produto.

As  pastas como o próprio nome diz são mais “pastosas”, com isso, elas são mais fáceis de serem aplicadas. São mais indicadas para homens que usam penteados arrepiados e bagunçados. Geralmente possuem fixação forte e finalização brilhosa.

As ceras são mais espessas e contam com uma concentração maior de ceras naturais, normalmente de abelhas. Por conta da consistência, elas são mais difíceis de serem aplicadas. Geralmente, os fabricantes aconselham colocar uma pequena quantidade na mão e esfregar para esquentar. Essa ação deixa o produto mais “mole”e melhor para ser aplicado. As ceras geralmente possuem efeito matte, mas também há ceras com finalização molhada

Já a pomada é um intermediário entre esses dois produtos. Não é nem tão densa, nem tão pastosa. As pomadas também podem ser encontradas com finalização matte, com efeito molhada e com os mais variados graus de fixação

Gostou? use o cupom HS15 no site hommem.com.br e ganhe 15% off em qualquer compra.