Harley-Davidson é simplesmente um mito, um ícone da cultura norte-americana. Quem nunca sonhou em rodar pela Route 66 como nos filmes?

É, certamente, o mais tradicional e um dos maiores fabricantes de motocicletas do mundo na atualidade. A empresa, que hoje possui três grandes fábricas nos Estados Unidos, emprega diretamente cerca de nove mil trabalhadores e deverá atingir uma produção de quase 300 mil motos neste ano. São números expressivos, que escondem um início modesto e repleto de desafios.

A história da marca começou em 1903, num barracão localizado nos fundos da casa dos jovens irmãos Arthur e Walter Davidson, no município de Milwaukee, em Wisconsin. A dupla, que tinha em torno de 20 anos, acabava de se associar com William S. Harley, de 21 anos, para construir artesanalmente um pequeno modelo de motocicleta destinado às competições. Foi neste barracão (com três metros de largura por nove metros de comprimento), e em cuja fachada podia se ler o letreiro “Harley-Davidson Motor Company”, que foram produzidas as primeiras três motocicletas da marca.

Dessas três motocicletas iniciais, uma foi vendida diretamente pelos fundadores da empresa, em Milwaukee, para Henry Meyer, amigo pessoal de William S. Harley e Arthur Davidson. Em Chicago, a primeira concessionária nomeada pela marca – C. H. Lang – comercializou outra dessas três motos fabricadas inicialmente.

Os negócios começavam a evoluir, mas num ritmo lento. No dia 4 de julho de 1905, no entanto, uma motocicleta Harley-Davidson venceu, em Chicago, sua primeira competição – e isso ajudou a alavancar ainda mais as vendas da jovem empresa. Neste mesmo ano, foi contratado, em Milwaukee, o primeiro funcionário em tempo integral da Harley-Davidson Motor Company.

Hoje, a marca está presente em todos os continentes e produz cerca de 280 mil motos por ano. A Harley-Davidson também se destaca a diversidade da sua oferta, que oferece mais de 28 modelos diferentes para todos os gostos, nos mais de 1300 postos de vendas espalhados em todo o mundo.

Quem não gostaria de ter uma máquina dessa na garagem? Separamos aqui 7 modelos incríveis.

Harley-Davidson Bat Bike V-Rod

Deus Ex Machina’s Gentleman Jim Harley Sportster

Harley-Davidson Dyna

Harley-Davidson Fat Boy Shadow Rocket

Harley-Davidson Panhead

Sportster Forty-Eight

Sportster Iron 883