Cientistas da Universidade de Gottingen, na Alemanha, publicaram um estudo mostrando que para a maior dos homens, a tradicional saída com os amigos pode ser um fator essencial para controlar os níveis de estresse. 

De acordo com a pesquisa, encontrar amigos pode ser mais eficaz em diminuir a ansiedade de um homem adulto do que sair com a parceira ou mesmo com a família.

Sair com os amigos faz bem para a saúde masculina. É tipo uma necessidade biológica que reduz o estresse e diminui  a ansiedade.

“Ter amigos próximos evita que o hormônio do estresse atinja níveis elevados no longo prazo”, diz o estudo.

A descoberta foi feita com base em estudos realizados com um grupo de Macacos de Gibraltar (Macaca Sylvanus), considerado o primata com o comportamento social mais aproximado dos seres humanos. 

Para chegar a essa conclusão, os cientistas da Universidade de Gottingen analisaram não só o comportamento dos símios em momentos de descontração com outros machos ou com suas parceiras, mas também mediram os níveis de hormônios ligados ao estresse em diferentes situações.

Curiosamente, os cientistas descobriram que doenças relacionadas ao estresse só ocorriam em macacas fêmeas ou macacos machos com parceiras fixas que não tinham a oportunidade de socializar com outros macacos machos. 

A falta de socialização entre os macacos machos estudados também se mostrou prejudicial à saúde geral dos primatas e em relação a condição física. O estudo foi publicado no jornal da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.