Honestamente, não há resposta perfeita para essa pergunta. Mas podemos chegar bem perto. Todo mundo é diferente um do outro e isso é bom.

O que pode funcionar para o cabelo encaracolado de uma pessoa, pode não para o cabelo encaracolado de outra pessoa.

Então, vamos falar geralmente sobre tipos de cabelos, estilos e quais produtos combinam com esses. Então, podemos dar algumas dicas para afinar isso.

CABELO LISO E CURTO
Você não precisará de um produto forte para obter a maioria dos looks que procura. De fato, dependendo da espessura do seu cabelo, pode fazer mais mal do que bem usar algo pesado. 

Digamos que você tenha um cabelo curto e liso e só queira dar uma ajeitada de uma maneira quase casual. 

Uma dose muito leve de qualquer uma das pomadas vai fazer o trabalho. Não precisa usar muito. Usar muito quando não é necessário irá apenas pesar o cabelo e parecer um pouco fora de contexto.

É sempre melhor colocar muito pouco e trabalhar mais do que usar muito desde o início. Lembre-se disso!

CABELO LISO E MÉDIO
Estilos de penteados com topetes, arrepiados ou meio bagunçados (pompadour, new rockabilly, curly fade, undercut entre outros), podem ser alcançados com a maioria desses produtos. Quanto maior a pompa, mais pomada você precisará. Se você deseja fazer algo um pouco mais exigente, precisará de algo mais forte.

Geralmente, os produtos que funcionam melhor são as pomadas à base de água, pomadas à base de óleo e as argilas (clay).

CABELO ENCARACOLADO
Às vezes, uma pessoa com cabelos encaracolados pode pensar que é incrivelmente difícil estilizá-lo. 

Mas há a magia de um cabelo encaracolado. Podemos atacar esse tipo de cabelo de duas maneiras. A primeira maneira e o método mais experimentado, que é usar uma pomada de fixação forte.

Mas, como mencionado, há outra direção que podemos tomar com cabelos encaracolados. Não precisa necessariamente ser domado completamente. Existem muitos estilos que incorporam o cacho natural do cabelo e o abraçam 100% sem tentar escondê-lo. Ao trabalhar com esses tipos de estilos, você não precisará de uma pomada pesada. Pode usar uma pomada (matte ou com brilho) apenas para dar aquela domada

CABELOS FINOS, OLEOSOS, SECOS E GROSSOS

Para cabelos secos: as pomadas a base de óleo são indicadas. O óleo impede que a umidade do cabelo, que já é pouca, saia.

Para cabelos oleosos: as pomadas a base d`água também são indicadas. Como ela não conta óleo que ˜lacra” a hidratação dos fios, elas ajudam a equilibrar a oleosidade do cabelo. 

Fios finos ou ralos: pomadas em pó e pomadas do tipo argila ou clay.  Ao ter o contato com a água, ela se expande, e é daí que você obtém o volume.

DICAS E TRUQUES

Fale com o seu barbeiro. Eles conhecem o seu cabelo de uma maneira diferente do que você. Eles serão capazes de ajudá-lo a encontrar não apenas os estilos que combinam perfeitamente com o seu cabelo, mas também os tipos de produtos perfeitos que o ajudarão a obter esse estilo. Pergunte a eles o que eles pensam e tente.

Seu cabelo irá desenvolver uma memória ao longo do tempo. Você pode, de certa forma, treinar seu cabelo para se comportar de uma certa maneira. Se você estiver sempre penteando o cabelo de uma maneira, todos os dias, com ou sem produto, o cabelo começará a ficar nessa direção. 

Quanto mais tempo você dedicar ao penteado, de acordo com sua preferência preferida, mais fácil será o penteado. É uma boa prática para as pessoas com cabelos mais difíceis de domar. Não é perfeito, mas é um ótimo começo.

Não tenha medo de tentar algo novo. Um novo penteado, uma nova cera, argila ou pomada ou uma maneira diferente de obter a sua aparência. Não existe apenas uma ‘melhor’ pomada para você.

Os secadores de cabelo não são apenas para mulheres. Mas eles também não são obrigatórios.

Isso não significava ter todas as respostas para você, mas dar um ótimo começo. Esperamos que isso tenha lhe proporcionado algum combustível para iniciar um novo caminho em sua jornada de boa aparência e bem-estar.